domingo, 15 de junho de 2008

''Como o jornalista pode contribuir para a efetivação da cidadania''.















Podemos começar, fazendo uma discussão sucinta sobre conclusão de cidadania.
Cidadania nada mais é do que qualidade do cidadão, qualidade essa que o cidadão tem de gozar dos direitos civis e políticos de um estado, pois todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito a segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de substência em circunstâncias fora de seu controle.
Todo homem tem o direito de participar livremente de vida cultural da comunidade de usufruir as artes e d participar do progresso cientifico de seus benefícios, tem direito a proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção cientifica literária ou artística da qual seja autor.
Todo homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente declaração possam ser plenamente realizados.
Todo homem tem o dever para com a comunidade na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível, no exercício de seus direitos e liberdades, todo homem está sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito aos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem publica e do bem estar de uma sociedade democrática.
Esses direitos e liberdades não podem em hipótese alguma ser exercidos contrariamente, aos objetivos e princípios das nações unidas.
Nenhuma disposição da presente declaração pode ser interpretada como reconhecimento a qualquer estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado a destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.
A Democracia é como o amor: não se pode comprar, não se pode propor, só se pode viver e construir, por isso ninguém pode nos dar a democracia, a democracia é uma decisão, que tem toda a sociedade, de construir e viver uma ordem social onde os direitos humanos e a vida digna sejam possíveis para todos.
Em outras palavras a democracia é a ética.
A Ética é a capacidade de criar e escolher uma forma de viver, que consiste em fazer possível a vida digna para todos. Por isso a democracia é uma forma de construir a liberdade e a autonomia de uma sociedade, aceitando como seu fundamento a diversidade e a diferença.
Ninguém tem a expectativa de fortuna ou riqueza, apenas de viver com decência e trabalhar num clima de estabilidade, com o não cumprimento dessas normas, com confirmação de irregularidades, o papel do jornalista e de escrever, manipular, persuadir, convencer a massa, o publico, resolver situações, estimular vários conceitos e formar discussões publicas a fim de adquirir seus objetivos, julgar a situação, dominar a causa, construir opiniões e contribuir para a efetivação da cidadania. As melhores gratificações em manifestos e comentários jornalísticos a fim de adaptar as intenções e ideais no publico em questão, o objetivo claro do jornalista é a missão de democracia, resolver as ações publicas infundadas pelos usuários (seres humanos) por conta do descaso, desinteresses administrativos governamentais.
Por isso é importante ressaltar que a importância da reportagem discutida, analisar mudanças ocorridas a partir das exigências sociais, é fundamental para prevenir sofrimentos psíquicos no futuro das pessoas, deve existir então consciência, e respeito pela vida e pela terra, ações que podem levar milhares de pessoas a resolução democrática de problemas pessoais e sociais, muitas das vezes movidas por sentimento de descaso e grito de justiça.
O jornalista deve escutar histórias e as ideias dos cidadãos com liberdade para escolher em quais prestar atenção, deve escolher enfoques que favoreçam a deliberação e a compreensão dos temas pelo publico.
Satisfazer o publico em solucionar questões relacionadas ao desenvolvimento humano.
Criar campanhas, promover e produzir reportagens em séries, sobre tal tema em questão, deve ficar sempre investigando as ações e a gravidade da situação para evitar reações alarmistas.
Enfim a função do jornalista é ser o porta voz do povo,quando os direitos democráticos da cidadania não são cumpridos, o jornalista é o mediador, busca melhorar a capacidade de deliberação, tomada de decisão e formação do uso publico da razão.
O jornalista tem de anteceder um projeto futuro, mobilizar as massas socialmente, e ir atraz de resoluções a situações, para efetivar as diretrizes, tem inicio a constituição de parcerias entre a prefeitura municipal com os setores empresariais, financeiros e sociais da sociedade, com vistas ao processo de capacitação da população conjuntas com a administração participativa.

Nenhum comentário: